top of page

É possível prevenir a perda de memória?

  • Foto do escritor: Método Supera
    Método Supera
  • 15 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

Como prevenir a perda de memória? É possível prevenir ou amenizar esta perda?Chamamos o treino de memória, de otimização de desempenho, e neste treino são utilizados métodos comportamentais, são ensinadas estratégias de memória, e também são ensinados conteúdos educativos sobre a saúde do cérebro, por meio de ferramentas pedagógicas, por meio de educadores, e/ou terapeutas.


ree

O treino de memória visa otimizar os três principais componentes da memória: codificação, armazenamento e recuperação, além de subtipos de memória de curto, como a memória operacional, e a memória declarativa (dos tipos aprendizagem/episódica e a semântica) , e a memória não declarativa, estes últimos dois subtipos seriam de longa duração.


Como prevenir a perda de memória?

Em um estudo realizado por Araújo e colaboradores em 2012, os pesquisadores objetivaram discutir a importância de treinamentos de memória para a promoção da saúde do idoso usando como método o estudo bibliográfico.

Os achados nos levantamentos bibliográficos dos autores foram diversificados: em uma oficina de memória, encontraram uma redução no número médio de queixas de memória de 1,22 para 0,88, maior clareza dos idosos quanto às suas dificuldades com declínio na citação de esquecimentos de 38% para 20%, os esquecimentos para ações do cotidiano diminuíram de 13% para 4% e para compromissos de 9% para 2%.

Para os autores,tratam-se de resultados baseados na percepção dos idosos e, portanto, são percepções chamadas de subjetivas.

Apesar disso, na visão dos entrevistados, a oficina contribuiu para a avaliação das dificuldades reais de memória e dos fatores que influenciam em seu funcionamento, da desmistificação de que perdas de memória só acontecem com idosos, do estímulo ao envelhecimento saudável, além de gerar espaço para socialização e estimulação mútua, o que auxilia no enfrentamento dos déficits e em possibilidades de compensação de dificuldades.

ree

Treinar a memória implica não somente em receber estímulos e guardá-los, mas exercitar desde sua percepção pelo organismo, à seleção do que é relevante para o armazenamento das informações por um período de tempo (seja ele curto ou longo), e evocá-la tempos depois de acontecido.

Para tal, é necessário exercitar a memória durante todo o processo de envelhecimento, a fim de prevenir ou amenizar déficits cognitivos.

Outros resultados apresentados pelos pesquisadores Araújo e colaboradores mostram que o desempenho em tarefas de memória no cotidiano, são importantes para a funcionalidade do idoso, ajudando-o a lembrar-se de tomar seus remédios, de pagar as contas, de preparar refeições adequadamente, podendo contribuir para a independência do idoso e diminuir riscos de institucionalização.

ree

Perda de memória e a ginástica para o cérebro:

Quando pensamos em como prevenir a perda de memória consideramos imediatamente as pessoas que investem em desafios intelectuais como leituras, jogos de raciocínio, exercícios de memória – e possuem um estilo de vida saudável.

Essas pessoas tem uma melhor reserva cognitiva, o que resulta em menores prejuízos nas habilidades mentais a longo prazo. Com uma maior reserva cognitiva é possível encontrar estratégias compensatórias para possíveis dificuldades, otimizando o desempenho. Por isso, é importante praticar ginástica pra o cérebro desde as fases iniciais até as mais avançadas da vida.

A reserva cognitiva, que é popularmente conhecida como poupança cognitiva; fruto de um investimento que acontece no decorrer da vida de um indivíduo. Em outras palavras, o cérebro se desenvolve de acordo com suas experiências pessoais; quanto mais complexas, maior o estímulo da formação de conexões neurais e menor o índice de desenvolver alguma demência.

No Supera Tijuca, desenvolvemos uma metodologia exclusiva, baseada nos avanços da neurociência. Além de saúde, a ginástica cerebral garante desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais, entregando performance e qualidade de vida aos nossos alunos, seja no ambiente profissional, escolar, social ou familiar.⠀


 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page