Conheça o Ábaco, instrumento milenar de fazer cálculos
- Método Supera

- 9 de set. de 2021
- 3 min de leitura

Você sabia que por muito tempo essa foi uma importante ferramenta de cálculo em sociedades bem antigas? Pois é! Existem relatos de que os babilônios utilizavam essa ferramenta em pedra lisa por volta de 2.400 a.C., além de registros na Índia, Mesopotâmia, Grécia e Egito.
Com toda a tecnologia oferecida atualmente, realizamos contas complexas em questão de segundo. Mas não foi sempre assim. As sociedades antigas não dispunham de recursos tecnológicos que as permitissem realizar contagens complexas, então utilizavam recursos naturais como pedras e gravetos para auxiliá-las, e, mais tarde, foi criada uma tábua de madeira, também conhecida como ábaco.
Os benefícios do ábaco sãor muitos, entre eles: melhora na atenção, foco e raciocínio lógico para executar o movimento e realizar as operações matemáticas.
O que é o ábaco?
Considerado um antigo instrumento de cálculo utilizado primeiro pelos sumérios na cultura Mesopotâmica e, mais tarde, aperfeiçoado pelos romanos e chineses, o ábaco possui diversos modelos, mas de modo geral todos apresentam uma estrutura retangular feita em madeira com fios que podem estar em posição vertical ou horizontal e que são compostos por 10 bolinhas feitas de miçangas, isso porque esse objeto tem notação posicional de base 10 para representar os números naturais.
No modelo de ábaco com linhas horizontais, as casas decimais como unidade, dezena, centena etc, são representadas de baixo para cima. Já nos modelos que apresentam disposição vertical, os valores são contados da direita para esquerda. Por meio desse objeto é possível realizar contas complexas de adição, subtração, multiplicação e divisão.
Ábaco e MÉTODO SUPERA
Sabendo da dificuldade cada vez maior em manter as habilidades de concentração, foco, raciocínio e memória, o Método SUPERA utiliza esse recurso de aprendizado em sala de aula, pois reconhece todos os seus benefícios.
Além disso, por ser uma verdadeira ginástica para o cérebro e um recurso que potencializa e contribui para o processo de aprendizagem, o ábaco contribui para a neuroplasticidade cerebral, que é a capacidade que nosso cérebro tem de fazer novas conexões entre os neurônios, contribuindo assim para a saúde e desenvolvimento cognitivo.

3 BENEFÍCIOS DO USO DO ÁBACO
Concentração e memória
Essas são duas habilidades muito importantes para que possamos desempenhar diversas funções, seja na escola, no trabalho ou em tarefas do dia a dia. Com a quantidade de informações e estímulos que recebemos todos os dias, é de extrema importância que busquemos sempre realizar tudo com cuidado e atenção.
Ao realizar contas com o ábaco nos valemos das competências de concentração, memória e raciocínio pois devemos concentrar toda a nossa atenção na execução dos cálculos, qualquer equívoco ou desvio de atenção, compromete o resultado das contas.
Auxilia no aprendizado
E ao treinar foco, concentração e memória nesta atividade, podemos expandir essas habilidades para outras áreas, como nos estudos por exemplo. Os alunos que executam a prática regularmente desenvolvem rapidez no processamento de informações e maior capacidade de armazenamento.
Muitos pais reconhecem os benefícios do manuseio do ábaco em diversas outras formas de aprendizado. Os relatos incluem mais rapidez para absorver e armazenar informações, além de se demonstrarem mais pacientes e concentrados.
Faça contas como uma calculadora
Já imaginou fazer contas extremamente complexas em velocidade similar a uma calculadora? Com o ábaco isso é possível!
Uma matéria publicada recentemente pela BBC News apresentou a história de Yu Ohira, uma adolescente que consegue multiplicar números de 6 dígitos em cerca de 11 segundos, isso porque ela já está no 10º dan do ábaco (que é um nível bem avançado) e não precisa mais dele para realizar as contas.
No Supera Tijuca, estimulamos a cognição para um envelhecimento saudável.
Agende uma aula demonstrativa em nossa unidade e tenha uma experiência Supera.






Comentários